Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Tribunal Judicial, Portalegre

O Tribunal Judicial de Portalegre foi projetado para integrar os serviços afetos ao Tribunal Judicial, às Conservatórias do Registo Predial e Civil e à Secretaria Notarial.

Projetado pelo Arq. Raul Rodrigues Lima, o edfício refletia o desejo estatal de transmissão de mensagens político-ideológicas através da arquitetura e artes, numa intenção ministerial que contribuiu fortemente para a construção de uma imagem da Justiça e do próprio Estado.

Tanto quanto a informação permite compreender, o edifício terá construído sob responsabilidade da Brigada de Trabalho Prisional

Foi inaugurado a 28.05.1955.

O alto-relevo em granito, instalado na fachada principal, é da autoria de Euclides Vaz e intitula-se "As Armas de Portalegre amparadas por anjos custódios". 

Em 2022, o edifício foi classificado como Monumento de Interesse Municipal e contempla dois juízos de competência genérica.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1955

Ubicación

Comunidad
Morada
Avenida da Liberdade
Distrito Histórico (PT)
PortalegreDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto
InteriorContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Organización ˃ Justicia ˃ TribunalTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Protección

Classificado como Monumento de Interesse Municipal e inserido na Área Protegida da Serra de São Mamede.

Fórum

A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabajo:

Arquitectura Aqui (2025) Tribunal Judicial, Portalegre. Accedido en 22/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/56872/tribunal-judicial-portalegre

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).