Tribunal Judicial, Portalegre
O Tribunal Judicial de Portalegre foi projetado para integrar os serviços afetos ao Tribunal Judicial, às Conservatórias do Registo Predial e Civil e à Secretaria Notarial.
Projetado pelo Arq. Raul Rodrigues Lima, o edfício refletia o desejo estatal de transmissão de mensagens político-ideológicas através da arquitetura e artes, numa intenção ministerial que contribuiu fortemente para a construção de uma imagem da Justiça e do próprio Estado.
Tanto quanto a informação permite compreender, o edifício terá construído sob responsabilidade da Brigada de Trabalho Prisional
Foi inaugurado a 28.05.1955.
O alto-relevo em granito, instalado na fachada principal, é da autoria de Euclides Vaz e intitula-se "As Armas de Portalegre amparadas por anjos custódios".
Em 2022, o edifício foi classificado como Monumento de Interesse Municipal e contempla dois juízos de competência genérica.
Análisis
Ubicación
Estado y Utilización
Classificado como Monumento de Interesse Municipal e inserido na Área Protegida da Serra de São Mamede.
Fórum
A informação constante desta página foi redigida por Tiago Candeias, em janeiro de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Para citar este trabajo:
Arquitectura Aqui (2025) Tribunal Judicial, Portalegre. Accedido en 22/02/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/56872/tribunal-judicial-portalegre