Instalações Sociais de Torre das Vargens, Ponte de SorEscola Primária de Torre das Vargens, Ponte de Sor
Segundo as publicações Melhoramentos a Inaugurar de 20 a 29 de Maio de 1956 (1956) e Obras Públicas Concluídas em 1956 (1957), o edifício escolar de Torre das Vargens (1 sala misto) foi concluído em 1956 e a direção da respetiva obra coube ao Eng. Manuel Domingues Rosa. Segundo a segunda destas publicação no volume relativo a 1960 (publicado em 1961), a obra de ampliação da escola de uma para duas salas ficou concluída em 1960 sob a direção do Eng. Artur Eduardo de Macedo Gonçalves .
Contudo, a lápide afixada na fachada principal do edifício assinala a sua conclusão em 1957, ao mesmo tempo que confirma a ampliação em 1961.
Segundo testemunho de atuais (2025) utilizadores do centro de convívio e café instalado na metade nascente do edifício, neste era, na década de 1960, ministrado o ensino primário às crianças do chamado Condado da Torre, detentor da Herdade da Torre, propriedade latifundiária com c. 7.000 hectares ainda hoje na posse da família Fronteira e Alorna e base financeira da fundação com o mesmo nome. As crianças dos montes Água Boa, Caniceira, Vale Colmeias, Vale da Carreira e Torre Velha – pertencentes à herdade – percorriam diariamente a pé, muitas vezes descalças, distâncias de até 4 km para frequentar a escola.
Outra lápide na fachada assinala a abertura das Instalações Sociais de Torre das Vargens no edifício em 25 de outubro de 2008, pelos presidentes do Grupo Ferroviário de Torre das Vargens - a quem terá cabido a gestão e utilização da estrutura - e da Câmara Municipal de Ponte de Sor, sua proprietária. Até à pandemia COVID-19 funcionou na metade poente do edifício uma extensão do Centro de Saúde de Ponte de Sor, entretanto desativada, na qual a população de Torre das Vargens, hoje (2025) envelhecida, encontrava atendimento médico uma vez por semana.
Análisis
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi coligida por Ricardo Costa Agarez, em março de 2025, na sequência de visita ao edifício na mesma data, com base em fontes documentais e bibliográficas levantadas por Tiago Candeias em 2024.
Para citar este trabajo:
Ricardo Costa Agarez e Tiago Candeias para Arquitectura Aqui (2025) Instalações Sociais de Torre das Vargens, Ponte de Sor. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/61396/instalacoes-sociais-de-torre-das-vargens-ponte-de-sor