Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Lamego
Não foi possível encontrar documentação relativa ao processo de construção inicial do edifício dos correios, telégrafos e telefones de Lamego. Em abril de 1964, a Delegação dos Edifícios para os Serviços dos CTT submeteu à apreciação da Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais um anteprojeto para a ampliação do edifício existente, que havia já sido aprovado pela Administração da instituição. No entanto, no mês seguinte, o anteprojeto foi reprovado pelo Ministro das Obras Públicas, Eduardo Arantes e Oliveira, que indicava, por despacho, que o mesmo deveria ser refeito de raiz, por se considerar inconveniente o partido plástico adotado. O projeto final só foi aprovado em dezembro de 1968, altura em que era Ministro das Obras Públicas Rui Sanches. A obra terá sido iniciada pouco tempo após a adjudicação da empreitada, em maio de 1969 e, em janeiro de 1971, encontrava-se praticamente concluída.
A ampliação do edifício dos correios só foi possível pela cedência, por parte da Direção-Geral dos Transportes Terrestres, do terreno onde se encontra instalado o Posto de Fiscalização Fixo da Polícia de Viação e Trânsito de Lamego. Embora se previsse a sua demolição no contexto das obras de ampliação, o posto nunca chegou a ser destruído.
Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave, abaixo.
Análisis
O edifício dos correios, telégrafos e telefones de Lamego situa-se no centro cívico da cidade, onde se encontram também o Tribunal Judicial, o Museu de Lamego e a Sé Catedral, a Central de Camionagem, a antiga Escola Técnica e o antigo espaço da Feira.
O edifício é composto por dois corpos principais: um primeiro, recuado, com maior complexidade volumétrica; um segundo, de planta e alçados retangulares. O edifício apresenta embasamento e cantarias em pedra e reveste-se de reboco branco.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em julho de 2025, com base em diferentes fontes documentais e legislação.
Para citar este trabajo:
Catarina Ruivo para Arquitectura Aqui (2025) Edifício dos Correios, Telégrafos e Telefones (CTT), Lamego. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/62009/edificio-dos-correios-telegrafos-e-telefones-ctt-lamego