Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Escola Básica, Geraldes, Atouguia da Baleia, Peniche

A localização de edifício escolar para 2 salas, mista, de tipo rural, no núcleo de Geraldes foi aprovada em 1958. Foi construído por iniciativa da Câmara Municipal de Peniche, e a obra foi dirigida pelo engenheiro Artur Eduardo de Macedo Gonçalves, ficando concluída em 1959.

Em 1962, a câmara municipal empenhou-se na construção de mais uma sala no edifício como para responder ao aumento de população escolar que se verificara. O assunto não tem desfecho imediato, havendo registo de que o delegado escolar de Peniche rogou que fosse construído um novo edifício escolar de 4 salas em 1968, ano em que se comprovou que o edifício existente seria ampliado em uma sala. A documentação consultada não permite concluir em que altura veio a ser construída essa sala, que existe em 2025, pois apenas há indicação de que em 1971 ainda não tinha sido executada.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1959
Programa
Asunto

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Sitio
Geraldes
Coordenadas
Morada

R. El Rei D. Dinis, Geraldes

Distrito Histórico (PT)
LeiriaDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto
Propietario

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em julho de 2025, com base em fontes documentais e bibliográficas.

 

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo

Para citar este trabajo:

Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica, Geraldes, Atouguia da Baleia, Peniche. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/64742/escola-basica-geraldes-atouguia-da-baleia-peniche

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).