Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Escola Básica 1 de Goldra, Loulé

O processo de construção da escola primária teve início em 1953, pois a sua construção estava incluída na empreitada n.º 110, arrematada pelo engenheiro e empreiteiro Aníbal de Brito, de Faro, que arrematou a construção de 5 escolas no concelho de Loulé. No entanto, as obras só arrancaram efetivamente quase dois anos depois, em 1955, quando a Delegação para as Obras de Construção de Escolas Primárias (DOCEP), através da sua Secção Sul, solicita à Câmara Municipal de Loulé, que adquira o terreno necessário para a construção da escola.

A escolha recaiu sobre um terreno de V. Gonçalves, na zona da Goldra de Baixo a sul da Estrada Municipal 1305. 

Foi construída, conforme o previsto no Plano dos Centenários (1940-1943): um edifício escolar de uma sala - misto, pensado para acolher a comunidade escolar primária do núcleo escolar da Goldra, que incluía as localidades de Cabeço de Goldra, Goldra de Baixo, Goldra de Cima e Várzeas da Goldra.

Concluído o edifício em 1956, os trabalhos complementares - regularização do terreno, construção de muro de vedação, de cisterna e depósito e de sistema de esgotos - foram arrematados pelo empreiteiro Sérgio Caiado Raminhos e executados ainda nesse ano.

A entrega do edifício à Câmara Municipal de Loulé deu-se a 27 de abril de 1957. 

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
1956
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

À semelhanças das demais escolas construídas neste período a escola primária da Goldra respeitou o projeto-tipo - Alentejo e Algarve -, de uma sala única que, pelo reduzido número de crianças em idade escolar, lecionaria de forma mista. 

Análisis Compuesta de Forma, Función y Relación con el Contexto

A relação com o contexto é especialmente visível neste exemplar pelo cuidado com que se escolheu um terreno que cumprisse os requisitos necessários para a construção de um edifício escolar. 

Programa
Asunto

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Sitio
Goldra
Morada

Caminho municipal perpendicular à EM 1305 

Distrito Histórico (PT)
FaroDistrito Histórico (PT)
Contexto
RuralContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Estado
Devoluto ParcialEstado del Edifício o Conjunto
Propietario

A informação constante desta página foi redigida por Tânia Rodrigues, em novembro de 2025, com base em fontes documentais.

Para citar este trabajo:

Tânia Rodrigues para Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica 1 de Goldra, Loulé. Accedido en 11/11/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/66842/escola-basica-1-de-goldra-loule

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).