Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Edifício-Sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado, Alcácer do SalSede do Grémio da Lavoura de Alcácer do Sal, da Cooperativa Agrícola do Vale do Sado e da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado, Alcácer do Sal

O edifício que alberga, em 2024, a sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado em Alcácer do Sal foi construído para este efeito no início da década de 1970, embora com outras valências para além desta. O investimento na "construção da sede [que o] Grémio da Lavoura de Alcácer do Sal pretende levar a efeito em comparticipação com a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado e com a Cooperativa Agrícola da mesma área" foi autorizado em agosto de 1971 pela Inspeção dos Organismos Corporativos (IOC), segundo documentação desta entidade.

Entre as circunstâncias consideradas justificativas do empreendimento – que contou também com o apoio da Delegação de Setúbal do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (INTP), para quem "a presença de um Grémio da Lavoura bem instalado e operante é (...) objectivo desejável e conveniente" –, os serviços da IOC tiveram em conta "designadamente:

– As más condições de instalação actuais do Grémio e a sua dispersão, factos que não permitem servir eficientemente a massa associativa.

– A eliminação do encargo anual de 30 600$00, correspondente ao aluguer da sede actual.

– A beneficiação resultante dos futuros pagamentos por parte da Cooperativa do Crédito Agrícola Mútuo e da Federação Nacional dos Produtores de Trigo que, conforme se diz no processo virão a utilizar algumas dependências da sede que se projecta construir.

– A perspectiva de um subsídio a conceder por intermédio da Direção-Geral dos Serviços Agrícolas, do qual, no entanto, não se conhece ainda o quantitativo.

– A promessa da concessão de um empréstimo da Junta de Colonização Interna [JCI], cujo montante será determinado logo que haja conhecimento do custo da obra resultante do concurso da adjudicação."

O referido empréstimo da JCI, a conceder ao abrigo da Lei de Melhoramentos Agrícolas (1946), terá permitido a realização do empreendimento, segundo projeto do arquiteto Maurício Trindade Chagas datado, também, de 1971.

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Análise

Data de Conclusão
post. 1971

Momentos-chave (clique abaixo para mais detalhe)

Atividades

Localização

Comunidade
Morada
Estrada Nacional 5
Distrito Histórico (PT)
SetúbalDistrito Histórico (PT)
Contexto
UrbanoContexto

Estado e Utilização

Estado
ConstruídoEstado da Obra

A informação constante desta página foi coligida por João Cardim em agosto de 2023 e por Ricardo Costa Agarez em dezembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado, Alcácer do Sal. Acedido em 18/01/2025, em https://arquitecturaaqui.eu/obras/27326/edificio-sede-da-associacao-de-regantes-e-beneficiarios-do-vale-do-sado-alcacer-do-sal

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).