Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Edifício-Sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado, Alcácer do SalSede do Grémio da Lavoura de Alcácer do Sal, da Cooperativa Agrícola do Vale do Sado e da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado, Alcácer do Sal

O edifício que alberga, em 2024, a sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado em Alcácer do Sal foi construído para este efeito no início da década de 1970, embora com outras valências para além desta. O investimento na "construção da sede [que o] Grémio da Lavoura de Alcácer do Sal pretende levar a efeito em comparticipação com a Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado e com a Cooperativa Agrícola da mesma área" foi autorizado em agosto de 1971 pela Inspeção dos Organismos Corporativos (IOC), segundo documentação desta entidade.

Entre as circunstâncias consideradas justificativas do empreendimento – que contou também com o apoio da Delegação de Setúbal do Instituto Nacional do Trabalho e Previdência (INTP), para quem "a presença de um Grémio da Lavoura bem instalado e operante é (...) objectivo desejável e conveniente" –, os serviços da IOC tiveram em conta "designadamente:

– As más condições de instalação actuais do Grémio e a sua dispersão, factos que não permitem servir eficientemente a massa associativa.

– A eliminação do encargo anual de 30 600$00, correspondente ao aluguer da sede actual.

– A beneficiação resultante dos futuros pagamentos por parte da Cooperativa do Crédito Agrícola Mútuo e da Federação Nacional dos Produtores de Trigo que, conforme se diz no processo virão a utilizar algumas dependências da sede que se projecta construir.

– A perspectiva de um subsídio a conceder por intermédio da Direção-Geral dos Serviços Agrícolas, do qual, no entanto, não se conhece ainda o quantitativo.

– A promessa da concessão de um empréstimo da Junta de Colonização Interna [JCI], cujo montante será determinado logo que haja conhecimento do custo da obra resultante do concurso da adjudicação."

O referido empréstimo da JCI, a conceder ao abrigo da Lei de Melhoramentos Agrícolas (1946), terá permitido a realização do empreendimento, segundo projeto do arquiteto Maurício Trindade Chagas datado, também, de 1971.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
post. 1971

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Address
Estrada Nacional 5
Former Distrito (PT)
SetúbalFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Status
ConstruídoStatus of Work

A informação constante desta página foi coligida por João Cardim em agosto de 2023 e por Ricardo Costa Agarez em dezembro de 2024, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Edifício-Sede da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sado, Alcácer do Sal. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/27326/edificio-sede-da-associacao-de-regantes-e-beneficiarios-do-vale-do-sado-alcacer-do-sal

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).