Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Celeiro, Soure

Em 1958, perante o aumento da produção de arroz e o surgimento de excedentes face às necessidades de consumo, a Comissão Reguladora do Comércio do Arroz foi autorizada a levar a cabo a construção de uma rede de celeiros e silos de receção e armazenagem de arroz. Previu-se a execução do plano em duas fases, dando-se prioridade a regiões onde a cultura cabe a pequenos produtores; neste âmbito, planeou-se a construção de um armazém com capacidade para 1000 toneladas e anexos para secagem artificial em Soure, em terrenos próximos da estação de caminho de ferro, adquiridos pela comissão em 1964. Tratava-se de segunda fase de execução do plano da rede.

O estudo do projeto de construção coube ao engenheiro civil Augusto César de Brito, abarcando três instalações distintas: um celeiro, um edifício de secagem e instalações de receção e controle. Foi aprovado pela Câmara Municipal de Soure e 1965, ano em que se adjudicou a construção, após concurso público, à firma CUBO – Empresa de Construções, Lda. A fiscalização da obra ficou a cargo do engenheiro José Teles de Oliveira. As unidades da rede a instalar no período entre 1965 e 1967 foram abrangidas pelo Plano Intercalar de Fomento. A receção definitiva da empreitada ocorreu em 1970.

Conforme atestam inscrições no edifício, terá passado pela tutela da Empresa Pública de Abastecimento de Cereais (EPAC), embora não se tenham identificado dados a esse respeito.

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Analysis

Conclusion Date
1968
Importance, Particularities, Singularities and Relative Position (Geography and Chronology)

Este celeiro integra uma rede construída no território continental por iniciativa da Comissão Reguladora do Comércio de Arroz. O autor do projeto foi também responsável pelos estudos para instalações análogas em Amieira, Granja do Ulmeiro (ambos no concelho de Soure), Almeirim (já demolido) e Rio Maior. 

Key moments (click below for details)

Activities

Location

Community
Location
Portugal ˃ Centro ˃ Coimbra ˃ Soure ˃ SourePlace
Address
R. do Celeiro
Former Distrito (PT)
CoimbraFormer Distrito (PT)
Context
UrbanoContext

Status & Uses

Original Use
Economy ˃ Farming and Fishing ˃ BarnFunctional Typology
Status
ConstruídoStatus of Work

Materials & Technologies

Structure
Betão ArmadoBuilding Materials
TijoloBuilding Materials
Construction
Betão CiclópicoBuilding Materials
Betão ArmadoBuilding Materials
BetonilhaBuilding Materials
TijoloBuilding Materials
Chapa MetálicaBuilding Materials

Documentation

Records & Readings

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em março de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Celeiro, Soure. Accessed on 05/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/buildings-ensembles/57907/celeiro-soure

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).