Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Montalegre

O concelho de Montalegre – o quarto com maior área de Portugal continental – situa-se no norte do distrito de Vila Real, junto à fronteira com Espanha. Estende-se entre dois grupos de unidades de paisagem (2004 Abreu, Correia e Oliveira) - Montes entre Larouco e Marão e Entre Douro e Minho e, especificamente, nas unidades de paisagem de Serra do Larouco e Barroso, Serra da Cabreira e Montelongo, Serras da Peneda-Gerês. A vila de Montalegre localiza-se na Serra do Larouco e Barroso, uma área com baixa densidade de povoamento, onde a base económica foi historicamente a economia pastoril e agrícola. Predominam práticas tradicionais das atividades produtivas e os núcleos urbanos são circundados por pequenas parcelas de policultura agrícola, ainda hoje servindo um papel de subsistência.

A população do concelho tem vindo a diminuir nas últimas seis décadas. Atingindo o seu auge em 1960, com mais de 32.000 habitantes, o concelho de Montalegre perdeu 20.000 residentes ao longo da década de 60, numa altura de elevada emigração em todo o país. A partir de então, o decréscimo populacional tornou-se menos acentuado - mas sistemático - até que, em 2021, o concelho contabilizava apenas 9.261 habitantes.

Destes, 1.772 residiam na sede de concelho. A vila de Montalegre é um aglomerado urbano com limites definidos, onde se distinguem duas zonas diferenciadas. O casco histórico em torno da zona mais elevada, onde se situa o Castelo, é a área onde se vieram implantar a maior parte dos equipamentos de utilização coletiva da vila, incluindo o Tribunal Judicial, o Mercado Muncipal e a Escola Preparatória D. Nuno Álvares Pereira. Outra zona, de urbanização posterior, é maioritariamente formada encontram habitação e equipamentos construídos depois do 25 de Abril de 1974, assim como loteamento de índole industrial. Estre estes, destacam-se o Bairro de Casas Pré-Fabricadas, o Centro de Saúde e o Quartel dos Bombeiros Voluntários.

Um conjunto de equipamentos que pontua o território de Montalegre atesta, hoje, a importância histórica da produção agro-pecuária do concelho, que a população valoriza e trabalha para reativar, nomeadamente a Quinta da Veiga, os armazéns de Batata, o Edifício da Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes, ou ainda o edifício onde hoje se instalam os serviços da Cooperativa Agrícola do Barroso.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 57

Location

Country
Former Distrito (PT)
Vila RealFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 5

Resources

Image

A informação constante desta página foi redigida por Catarina Ruivo, em novembro de 2023.

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2024) Montalegre. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/1489/montalegre

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).