Bairro de Casas Económicas, Mira de Aire, Porto de Mós
Bairro de casas económicas em Mira de Aire construído em duas fases, na década de 1960. A primeira corresponde a três blocos seguindo um projeto-tipo do Gabinete de Estudos da Habitação da Direção-Geral dos Serviços de Urbanização (conforme informação partilhada pelo arquiteto Vitor dos Reis), e a segunda a um conjunto de blocos desenhados pelo arquiteto Vítor Figueiredo, então funcionário do serviço de Habitações Económicas da Federação de Caixas de Previdência. A documentação consultada permitiu identificar que a construção da segunda fase do bairro foi adjudicada ao concorrente único do concurso, Adelino Carreira Soares, em junho de 1967.
Análisis
Os blocos da primeira fase do bairro correspondem a um dos projetos de casas para famílias pobres disseminado pelo país, identificado pelo arquiteto Vítor dos Reis em locais como Abrantes, Barcelos, Castelo Branco, Figueira da Foz e Vila do Bispo. O modelo assemelha-se, também, a blocos que integram o Bairro de S. Paulo e de S. José em Salvaterra de Magos.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página, redigida por Ana Mehnert Pascoal, em maio de 2025, foi reunida através de fontes documentais, e conta com o contributo do arquiteto Vitor dos Reis, a quem muito agradecemos.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
Para citar este trabajo:
Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Bairro de Casas Económicas, Mira de Aire, Porto de Mós. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/57185/bairro-de-casas-economicas-mira-de-aire-porto-de-mos