Equipamiento de
Uso Colectivo en
Portugal y España 1939-1985

Buscar por

Objeto

Agentes

Actividades

Documentación

Celeiro, Granja do Ulmeiro, Soure

O estudo de construção de um celeiro para armazenamento de arroz com capacidade para 3.000 toneladas em Granja do Ulmeiro data de 1958. Nesse ano, a Comissão Reguladora do Comércio do Arroz foi autorizada a construir uma rede de e celeiros e silos de receção e armazenagem de arroz no território nacional, tendo em conta o cenário de aumento da produção de arroz e a existência de excedentes face às necessidades de consumo, não havendo estruturas de armazenamento suficientes para dar resposta. 

O estudo, do engenheiro civil Augusto César de Brito, englobava um edifício para o centro de calibragem de sementes de arroz, um edifício para celeiro, e uma habitação para instalação do pessoal. Previu-se a sua instalação próxima da estação de caminho de ferro. 

O concurso público para arrematação da empreitada de construção foi efetuado em julho de 1958. Não foram encontrados dados sobre a execução da obra, mas sabe-se que o conjunto estava construído em 1964. Integrou a primeira fase de construção da rede da Comissão Reguladora do Comércio do Arroz, incluída no II Plano de Fomento. 

Um roteiro relativo ao concelho de Soure, datado de 1979, faz menção à "moderna fábrica de descasque e empacotamento" de arroz em Granja do Ulmeiro. O descasque do arroz era feito com recurso a tararas. Segundo testemunhos recolhidos na Granja do Ulmeiro e em Alfarelos, no edifício também se comercializava arroz, sendo possível a qualquer pessoa dirigir-se às instalações para adquirir o produto. 

 

Para mais detalhes, consultar a secção Momentos-chave abaixo.

Si tiene alguna memoria o información relacionada con este registro, por favor envíenos su contributo.

Análisis

Fecha de Conclusión
post. 1958
Importancia, Particularidades, Similaridades, Posición Relativa (Geografía y Cronologia)

Este celeiro integra uma rede construída no território continental por iniciativa da Comissão Reguladora do Comércio de Arroz. O autor do projeto foi também responsável pelos estudos para instalações análogas em AmieiraSoure, Almeirim (já demolido) e Rio Maior. 

Momentos-clave (clique abajo para más detalle)

Actividades

Ubicación

Comunidad
Ubicación
Morada
R. da Estação, Granja do Ulmeiro
Distrito Histórico (PT)
CoimbraDistrito Histórico (PT)
Contexto
PeriurbanoContexto

Estado y Utilización

Uso Inicial
Economía ˃ Agricultura y Pesca ˃ GraneroTipología Funcional
Estado
ConstruidoEstado del Edifício o Conjunto

Documentación

Registros y Lecturas 2

A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em março de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.

Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.

Para citar este trabajo:

Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Celeiro, Granja do Ulmeiro, Soure. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/57908/celeiro-granja-do-ulmeiro-soure

Este trabajo ha sido financiado por European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) y por fondos nacionales portugueses por intermedio de FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., en el contexto del proyecto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).