Escola Básica n.º 3, PenicheEscola Nova, Peniche
Em 1956, ficou patente a necessidade antiga de construir um novo edifício escolar em Peniche, considerando o número crescente de alunos e a sobrelotação dos dois edifícios existentes dedicados ao ensino primário, com funcionamento simultâneo de cursos. A crise de habitação que se registava na vila tornava impossível arrendar um edifício para esse fim.
Nesse ano, estudando-se a localização de um novo edifício, considerou-se que as suas 6 salas deveriam destinar-se apenas ao sexo masculino, uma vez que a Escola do Filtro era para o sexo feminino. Em 1957, a documentação consultada dá conta da realização de obras complementares, indicando tratar-se de um edifício de 8 salas.
Análisis
Trata-se de um edifício escolar que seguiu o tipo Extremadura do Plano dos Centenários, concebido pelo arquiteto Eduardo Moreia dos Santos.
Momentos-clave (clique abajo para más detalle)
Ubicación
Estado y Utilización
A informação constante desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal, em junho de 2025, com base em diferentes fontes documentais e bibliográficas.
Se tem alguma memória ou informação relacionados com esta obra, por favor envie-nos o seu contributo.
Para citar este trabajo:
Ana Mehnert Pascoal para Arquitectura Aqui (2025) Escola Básica n.º 3, Peniche. Accedido en 05/09/2025, en https://arquitecturaaqui.eu/es/edificios-y-conjuntos/61065/escola-basica-n-3-peniche