Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Peniche

O concelho de Peniche localiza-se na região Centro de Portugal, no litoral do distrito de Leiria. O território contrasta entre a freguesia de Peniche, a mais ocidental do país, que ocupa uma antiga ilha cujo assoreamento ao longo dos séculos ligou ao continente através de um istmo e é definida pela costa de praia e formações rochosas (e inclui o arquipélago das Berlengas), e as três freguesias de carácter mais rural – Atouguia da Baleia, Ferrel e Serra d’El Rei. Essa característica topográfica levou a que Peniche se sobrepusesse enquanto sede do concelho. O território do concelho ocupa aproximadamente 78 Km2. Durante o século XX, verificou-se um crescimento demográfico: de 18.099 habitantes registados em 1940, passou-se para 25.627 em 1980. Registaram-se algumas vagas de emigração, sobretudo para França nas décadas de 1960 e 1970, a partir das freguesas mais rurais; a população piscatória terá permanecido no território, com ocasionais deslocações a outros portos portugueses para trabalhar. Nos últimos anos, tem se verificado a fixação de estrangeiros no concelho, não apenas trabalhadores, mas também reformados.

Se atualmente predomina o setor terciário e se têm desenvolvido as atividades turísticas, no século passado a economia assentava predominantemente no setor primário, com destaque para a pesca, que impulsionou o crescimento da indústria piscatória e conserveira, com expressão significativa nas I e II Guerras Mundiais. Houve investimento na construção portuária e de infraestruturas entre as décadas de 1930 e 1950, altura em que também foram encomendados planos de urbanização ao arquiteto Paulino Montês para incremento da oferta de equipamentos no território da então vila de Peniche.

A dinamização da indústria das pescas levou ao afluxo de população de diversos pontos do país, como o Algarve, Viana do Castelo, Nazaré e Figueira da Foz. A migração de famílias levou a uma sobrecarga das estruturas existentes, levando ao aparecimento de núcleos de habitação precária junto dos portos de pesca. Tal situação esteve na origem da construção de bairros permanentes, como o Bairro de Casas para Pescadores e o Bairro do Calvário. Não obstante, a carência habitacional foi uma constante, sendo de assinalar outras iniciativas para fazer face ao problema, como a construção do Bairro da Prageira e o Bairro de Santa Maria. O regresso de famílias provenientes das antigas colónias africanas após o 25 de abril de 1974 reforçou o problema de habitação: se numa fase inicial foram alojadas na Fortaleza de Peniche – um marco identitário de Peniche pela sua conotação negativa enquanto prisão política –, no final dos anos 70 e inícios da década seguinte foram construídos dois bairros de casas pré-fabricadas, entretanto designados como Peniche I e Peniche II.

A explosão demográfica espelhou-se, igualmente, na construção de escolas primárias em todo o concelho: se em Peniche foram construídas cinco, Ferrel contava com três edifícios, atestando que também aí a população aumentou.

Em termos assistenciais, refira-se o papel da Casa dos Pescadores no apoio às famílias de marítimos e, mais tarde, do Lar e Creche de Santa Maria, ligado ao Pavilhão Polivalente, impulsionados pelo Padre Manuel Bastos. O setor da saúde foi incrementado com um Dispensário Antituberculoso e, décadas mais tarde o antigo Hospital da Misericórdia foi abandonado devido à inauguração do Hospital de S. Pedro Gonçalves Telmo. Idêntica demora na concretização verificou-se quanto ao Tribunal de Peniche.

Na sede do concelho, assinala-se o papel central no desenvolvimento cultural e desportivo detido pela Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense, cuja sede foi inaugurada no início dos anos 70. O associativismo também tem expressão nas restantes freguesias, como comprova a construção, nas décadas de 70 e 80, das sedes da Serrana - Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Serra d'El Rei, da Associação Recreativa Cultural e Desportiva de Ferrel e da Associação Cultural e Desportiva de Ribafria.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 48

Location

Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 6
Suggestions and Links

  Aceda aqui à página da Câmara Municipal de Peniche.

Resources

Image

A informação desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal em 2025, a partir de diferentes fontes documentais e bibliográficas.

O estudo desta comunidade beneficiou do importante e generoso contributo de Luís Rendeiro da Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense, e de Isabel Costa, Clara Cesário e Susete Laranjeira da Universidade Sénior, a quem muito agradecemos. 

A consulta de bibliografia sobre Peniche também se revelou fundamental, como é o caso da obra de Mariano Calado e de teses académicas sobre diversos aspetos do concelho.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Peniche. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/54435/peniche

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).