Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Abrantes

O concelho de Abrantes desenvolve-se nas duas margens do rio Tejo, estendendo-se entre zona de montanha, o vale do Tejo e área de planície. A relação com o rio determinou o seu desenvolvimento, assegurando, pela sua relação com Lisboa e com o oceano, a sua afirmação histórica como ponto nevrálgico de comércio. Desde o século XIX, a articulação desta relação com o desenvolvimento da linha férrea, permitiu também o crescimento de uma importante indústria metalúrgica no Tramagal, que determinou a evolução desse polo urbano, composto em grande medida por habitação promovida pela Metalúrgica Duarte Ferreira, e pontuado de equipamentos que apontam para a sua história, tais como o edifício da Delegação de Tramagal do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas.

O núcleo antigo da cidade de Abrantes desenvolveu-se na encosta sobre o rio Tejo e encontra-se hoje pontuado por edifícios de caráter público construídos no século XX, tais como o Mercado Municipal, o edifício do antigo Grémio da Lavoura, ou o Tribunal judicial. Ao longo da segunda metade do século XX, o tecido urbano foi crescendo para nascente e norte, encontrando-se, aí, conjuntos habitacionais construídos entre as décadas de 1970 e 1980 - incluindo um na chamada encosta da barata e outro em Vale de Rãs - e equipamentos da mesma década - entre os quais se destaca o antigo edifício do Gabinete de Apoio Técnico de Abrantes.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 64

Location

Country
Former Distrito (PT)
SantarémFormer Distrito (PT)

Analysis

Additional Notes

Agradecemos toda a disponibilidade encontrada no Arquivo Municipal Eduardo Campos e, em especial, aquela sempre demonstrada por Graça Simões para atender aos nossos pedidos.

Documentation

Records & Readings 7

Resources

Image

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2025) Abrantes. Accessed on 18/01/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/30399/abrantes

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).