Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Porto de Mós

O concelho de Porto de Mós situa-se no distrito de Leiria, ocupando uma extensão de aproximadamente 264 Km2. É limitado a Norte pelo concelho da Batalha, a Sul pelos concelhos de Alcanena, Santarém e Rio Maior, a Nascente pelo concelho de Ourém e a Poente pelo concelho de Alcobaça, com boas ligações aos principais eixos viários. A linha de caminho-de-ferro foi desativada nos anos 50 e convertida numa ecopista – porém, em 2025 equaciona-se o atravessamento do concelho pela linha ferroviária de alta velocidade, solução questionada pelo município pelos impactos ambientais implicados. O concelho está dividido em 10 freguesias: Alqueidão da Serra, Calvaria de Cima, Juncal, Mira de Aire, Pedreiras, Porto de Mós, São Bento, Serro Ventoso, União das Freguesias de Alvados e Alcaria, e União das Freguesias de Arrimal e Mendiga. Em 2022, segundo dados do INE, o concelho de Porto de Mós contava com 23.536 habitantes, verificando-se um aumento demográfico gradual entre 1940 (18.796 habitantes) e 1980 (21.700 habitantes).

O território é definido pela Serra de Aire e Candeeiros, com o seu parque natural, e pelo rio Lena, que permitiu a fixação de população graças às terras férteis do seu vale. Destacam-se, também, as grutas de Mira de Aire, que se tornaram num destino turístico. Para além da agricultura, a exploração de pedreiras nos maciços calcários foi uma atividade relevante para a região, bem como a exploração mineira. É de salientar o desenvolvimento industrial particularmente na zona de Mira de Aire, com fábricas de têxteis que atingiram o auge entre a década de 1960 e o final do século, o que justificou o investimento na construção de um mercado coberto e de habitação apoiada na vila.

Denota-se que a construção de equipamentos administrativos e de segurança na vila de Porto de Mós teve impulso sobretudo a partir da década de 1970, como comprovam o Tribunal Judicial e o Quartel de Bombeiros, embora anteriormente tenha ocorrido a construção do posto da GNR e da cadeia comarcã. A assistência não se cingiu à vila de Porto de Mós, como evidencia o Centro Paroquial de Assistência do Juncal. Para além do problema habitacional, que se procurou colmatar com apoios do Estado através da edificação do Bairro do Carrascal, assinala-se o investimento em edifícios para fins associativos culturais e desportivos, como as sedes das Casas do Povo de Porto de Mós e de Alqueidão da Serra, as instalações desportivas da União Recreativa Mirense e os campos de futebol do Juncal e de Alqueidão da Serra.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 29

Location

Former Distrito (PT)
LeiriaFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 3
Suggestions and Links

Aceda aqui à página do Arquivo Municipal de Porto de Mós

Resources

Image

A informação desta página foi redigida por Ana Mehnert Pascoal em 2025, a partir de diferentes fontes documentais e bibliográficas.

O estudo desta comunidade beneficiou do importante e generoso contributo de António Almeida (Fórum Cultural de Porto de Mós), a quem muito agradecemos. 

Agradecemos também a Sandra Gomes (Arquivo Municipal de Porto de Mós) pela relevante colaboração na identificação de fontes documentais.

To quote this work:

Ana Mehnert Pascoal for Arquitectura Aqui (2025) Porto de Mós. Accessed on 06/09/2025, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/53950/porto-de-mos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).