Collective-Use Facilities in
Portugal and Spain 1939-1985

Search for

Object

Agents

Activities

Documentation

Barcelos

O concelho de Barcelos situa-se no Minho e desenvolve-se em torno do rio Cávado, localizando-se assim numa unidade de paisagem marcada por um acelerado crescimento urbano entre finais do século XX e as primeiras décadas do século XXI que se fez de forma desordenada e com construção dispersa ao longo das estradas. No final do século XX, a atividade agrícola foi sendo abandonada nesta região, concentrando-se uma produção intensiva na zona litoral em detrimento das terras no interior (2004 Abreu, Correia e Oliveira). Esta alteração representa uma transformação do tecido social e económico do concelho, que em inícios da década de 1960 era descrito pela Câmara Municipal de Barcelos, como um concelho “essencialmente agrícola, sendo a cidade de Barcelos o centro onde se abastecem as populações das diferentes freguesias”.

O crescimento da cidade no século XX fez-se associado à via férrea, que veio permitir o desenvolvimento industrial do concelho. Ainda hoje, embora a população do concelho venha a diminuir, a grande maioria da população ativa encontra-se empregada no setor secundário. A estação ferroviária liga-se ao centro por uma longa avenida, a parte sul da qual começou a ser urbanizada a partir de finais da década de 1960, com a construção do Hospital Sub-regional em 1968, do Pavilhão Gimnodesportivo em 1971 e do Tribunal Judicial e de um conjunto habitacional, assim como urbanização do espaço circundante, entre 1970 e 1980. Outras zonas da cidade cresceram, em grande parte, associadas à construção de habitação económica ou de renda moderada, com financiamento estatal. Em 1951, foi construída a primeira fase do Bairro 1.º de Maio - de iniciativa municipal - na freguesia de Arcozelo, conformando então um núcleo afastado do centro de Barcelos. Em 1962, numa zona também ainda pouco urbanizada, junto ao Matadouro Municipal, foi construído o Bairro da Misericórdia. Ao longo da década de 1970, foi-se consolidando a cidade a norte da ligação à estação, com a promoção de habitação pública e apoiada pelo Fundo de Fomento da Habitação e a construção das escolas Gonçalo Nunes e Alcaides de Faria.

If you have any recollection or information related to this record, please send us your contribution.

Community facilities

Works 48

Location

Location
Former Distrito (PT)
BragaFormer Distrito (PT)

Documentation

Records & Readings 6

Resources

Image

To quote this work:

Arquitectura Aqui (2026) Barcelos. Accessed on 04/02/2026, in https://arquitecturaaqui.eu/en/communities/60745/barcelos

This work has received funding from the European Research Council (ERC) under the European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement No. 949686 - ReARQ.IB) and from Portuguese national funds through FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., in the cadre of the research project ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).