Pesquisar por

Objeto

Agentes

Atividades

Documentação

Zamora

Zamora é uma cidade e um munícipo espanhol, capital da província com o mesmo nome, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão. O seu município abrange uma área de 149,28 km², inclui a pedanía de Carrascal e tem uma população de 59.259 habitantes (INE 2023). A cidade de Zamora está situada a 652 metros acima do nível do mar, na Meseta Norte, e é atravessada pelo rio Douro.

A cidade de Zamora é o principal centro comercial e administrativo da província, que tem um dos tecidos industriais mais baixos de Espanha. As suas principais actividades económicas concentram-se no sector primário, na agricultura e na pecuária, e no sector turístico.

Destaca-se pelo seu conjunto de edifícios românicos, o que a converte na cidade com maior número e qualidade de património românico da Europa. O seu centro histórico foi declarado Conjunto Histórico-Artístico em 1973 (BOE, Decreto 520/1973).

Se tem alguma memória ou informação relacionada com este registo, por favor envie-nos o seu contributo.

Equipamento da comunidade

Obras 47

Localização

País
EspanhaLocal
Localização

Análise

Notas Adicionais

Esta comunidad está en estudio. Brevemente será introducida más información. Si tiene alguna memoria o información sobre esta comunidad, por favor envíenos su contribución.

Documentação

Registos e Leituras 3

La información de esta página ha sido redactada por Alba Zarza Arribas en agosto de 2024 a partir de diferentes fuentes documentales y bibliográficas.

El estudio de esta comunidad se ha beneficiado del importante trabalho de historia local realizado por María Almudena Frechilla Alonso, publicado en su libro Urbanismo contemporáneo de Zamora (1864-1973).

Para citar este trabalho:

Arquitectura Aqui (2024) Zamora. Acedido em 23/11/2024, em https://arquitecturaaqui.eu/comunidades/32160/zamora

Este trabalho foi financiado pelo European Research Council (ERC) – European Union’s Horizon 2020 Research and Innovation Programme (Grant Agreement 949686 – ReARQ.IB) e por fundos nacionais portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto ArchNeed – The Architecture of Need: Community Facilities in Portugal 1945-1985 (PTDC/ART-DAQ/6510/2020).